Terras da CODEVASF tornam-se latifúndio.

23/11/2011 22:41

Como é de conhecimento de todos no período de gestação da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do são Francisco) ela desapropriou terras para irrigar e distribuir as famílias carentes principalmente as que sobreviviam da rizicultura em regime de meeiro. Mas perante desapropriação as terras que não fossem várzeas propricia para plantar arroz foram abandonadas. Os trabalhadores da região ficaram utilizando para plantar e criar animais no período em que seu lote estava plantado arroz.

Ate ai tudo bem, conseqüentemente os criadores de gado começaram a crescer os olhos e também soltar seus animais para também pastar nas áreas.

Atualmente grande maioria das terras pertencem a famílias de poder aquisitivo elevado, que segundo eles dizem ter comodato expedido pela Companhia.

A comunidade conscientizando do problema causado decidiram fazer uma ocupação através do MST as devidas áreas, após a ocupação um dos “proprietários” pediu a reintegração de posse que foi concedida pelo Juiz da comarca de Pacatuba, mais detalhe ver processo nº 201078000334 no site www.tjse.jus.br.

Informações dão conta que as terras pertencentes a CODEVASF esta sendo negociada sob troca e venda inclusive a área que as famílias foram despejadas tornando-se um latifúndio.