Policia Militar sobrevoa Acampamento da Reforma Agrária em Pacatuba.

03/12/2011 00:21

No inicio da tarde desta sexta feira (02) as famílias Pre-Assentadas na fazenda Atalho Curimatãs viveram momento de tensão e pânico. A fazenda supracitada pertence a uma das famílias mais influentes do Estado, a Machado.

Acontece que as famílias receberam a Imissão de Posse no dia 11 de abril deste ano, passado alguns dias na fazenda a proprietária consegue na justiça revogar a Imissão com um Agravo de Instrumento, conseguindo com que as famílias desocuparam a área para que fosse julgada em 2º instancia, passaram dois meses a margem da rodovia, foi julgado na 5ª região Recife o ACÓRDÃO favorável a retomada dos Sem Terra a fazenda.

Os Sem Terra aguardaram mas dois meses após a decisão, e inconformados pela demora e por a fazenda estava sendo usufruída por sua ex proprietária, e entendendo que as terras retornaria a Posse das famílias cadastradas com aquela decisão (as que receberam do INCRA) retornaram a fazenda e reergueram o Acampamento e começaram também a desfrutar.

A proprietária inconformada pela derrota tentou ludibriar a justiça tanto Estadual quanto Federal (veja processos 00053513720104058500 em www.tjse.jus.br e 201178000504 www.tjse.jus.br).

 

Na tarde da ultima sexta aproximou-se do acampamento um helicóptero “nunca vi tanto choro, o helicóptero parava no céu e apontava um objeto preto parecido uma arma, só via o povo chorar, no meu barraco o plástico rasgou-se meio a meio devido à ventania”.  

É preciso que a SSP analise os casos, apure com cautela para não cometer injustiças com os trabalhadores Sem Terra.

Será que a SSP disponibilizou helicóptero para averiguar as injustiças provocadas pela mesma família no quilombo de Brejão dos Negros, Brejo Grande?

 

A Redação.