Em audiência, Coordenação do Território do Baixo São Francisco negocia com INCRA estratégias para a Região. ‏

06/12/2011 21:57

Aconteceu na manha do dia 05 de dezembro de 2011 uma audiência com o superintendente do INCRA-SR/23 para definir ações que possa colaborar com os conflitos no campo.

Alem de discutir problemas relacionados à licença ambiental, aquisição de Terra, construção e reforma de agrovilas e atitude arbitraria da SSP (Secretaria de Segurança Publica), mas o que marcou foi a preocupação do Assessor em o convenio no valor de R$ 70 milhões para assentar cerca de 1.400 famílias distribuídas nos territórios Centro Sul, Leste, Médio Sertão, Agreste Central e Sul, propondo ao Superintendente a possibilidade em estender ao Baixo São Francisco, pois o Baixo tem a maior concentração de Terra do Estado, alem de péssimos indicadores como pobreza principalmente no meio rural, enfatizou Petrônio.

Convencido o Superintendente reconheceu, disse que convenio ainda esta em negociação e só será assinado em 2012, mas ver possibilidade de estender ao Baixo São Francisco.

O coordenador do Território levou a preocupação em o INCRA ver como construiria projeto para construção de casas populares em Assentamentos, mas com cautela para não beneficiar pessoas que não condiz com a realidade, tornando o assentamento um espaço de confrontos. Os filhos de Assentados conhecem as regras e normas porque mora ali, mas se for um estranho tudo será diferente, pois ele não conhece praticamente nada co nosso convívio.

Messias comprometeu ver com a SSP o que o helicóptero fazia na área que pertence ao INCRA, agendar audiência com a SEMARH (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Estive presente na audiência Messias Superintendente, André Setor de Obtenção, Paulo Chagas Ouvidor, José Antônio Coordenador do Território Damião José Uilson e José Ivanildo ambos Sem Terra, alem do Assessor Técnico Petrônio da Silva.