DIA DE CAMPO NO BAIXO SÃO FRANCISCO PARA DIVULGAR VARIEDADE E PRODUTIVIDADE DA MANDIOCA KIRIRIS.

01/11/2011 14:50

Aconteceu no ultimo dia 26 de outubro um dia de Campo na propriedade Buri, Espinheiro, Japoatã, o evento foi aberto por Paulo Barbosa diretor do Escritório Regional da Emdagro/Propriá, que deu as boas vindas e reforçou a importância do envolvimento de todos no desenvolvimento da variedade kiriris em nossa região.

 

 De acordo com o diretor da emdagro Japoatã, Serafim Pinto que também é secretario do Território, a cultura da mandioca está reduzindo a um plantio por causa do ataque da podridão das raízes e, com a introdução desse campo com a variedade Kariris, que é uma variedade resistente a incidência de pragas e sua alta produtividade, os produtores estão tomando novo ânimo no plantio da cultura, disse Serafim.

 

O agricultor familiar, Eanes de Souza, dono da propriedade onde foi instala a unidade produtiva enfatiza que com os resultados pretende voltar a investir no plantio.  “Eu havia diminuído minha área plantada devido a problemas com a podridão e as baixas produtividades”, frisou o Agricultor.

 

O Assessor Petrônio da Silva parabenizou Serafim pela iniciativa, disse ainda que estamos com recurso garantido para a instalação de agroindústrias de Mandioca na região, e que precisamos trazer aos nossos AF’s técnicas novas, sementes resistentes e com uma qualidade considerável, aproveito para pedir a diretor da Emdagro Jeferson que nos ajude solicitando de Manoel Hora que agilize o processo de licitação desses empreendimentos. Esse é um momento impara para que pudesse esta presente todos os escritórios da Emdagro do Território.    
 

O Coordenador do Território José Antonio que também é AF, fez um depoimento dizendo que a variedade Kariris tem uma produção invejável, em sua roça plantei uma tarefa e colhi o dobro da variedade plantada anteriormente, o resultado não foi melhor devido ter conseguido as sementes quase passada e por ter feito o plantio consorciado. Disse ainda que as empresas de ATER deve ter um olhar especial para a mandioca devido a instalação de 03 agroindustrias de Mancioca nessa região com recurso do Território da Cidadania mas precisamente do MDA.

 

O Professor Jailton que esteve presente com os alunos da EFAL (Escola Família Agrícola de Ladeirinhas), esse dia de campo proporciona mais conhecimentos para os alunos. “Essas experiência nos traz uma oportunidade para que os alunos adquirirem conhecimentos, porque são filhos de pequenos produtores”, destacou