CONFIRA RESULTADO DA PLENÁRIA DO TERRITÓRIO DO BAIXO SÃO FRANCISCO.

10/11/2011 23:10

 

Aconteceu dia 09 de novembro no auditório do seminário São Geraldo, Propriá. Estiveram presentes diversos delegados das mais diversas instituições que compõem o colegiado. Durante o dia debatemos diversos temas. Maria do Carmo coordenadora da EFAL (Escola Família de Ladeiras) localizada na comunidade Ladeirinhas Japoatã expos a real situação da escola. “Du Carmo” disse que a escola tem em seu método de ensino o de alternância, e que atualmente tem um comodato com a SEED, à escola tem capacidade para 70 alunos sendo 35 em cada quinzena. A Coordenadora falou ainda que atualmente o prédio esta com sua estrutura apertada, mas que esta pleiteando a ampliação construindo mais 02 salas, 02 dormitórios e ampliação do refeitório, informou ainda que a EMBRAPA proporcionou estagio a 02 alunos, e que os mesmos estão em Rio Grande do Sul. Finalizou dizendo que em 2012 a EFAL disponibilizará 50 vagas para alunos de todas as 14 cidades do Baixo São Francisco que sejam oriundos do meio rural, filho de agricultor familiar e que tenha afinidade com a terra. O período de matriculas acontecerá de 15 a 30 de dezembro na escola. Argumenta.

O BNB esta de portas abertas aos alunos que estão concluindo o curso para conceder financiamento principalmente o PRONAF Jovem, ate porque devemos dar condições para que os mesmos aprimorem seus conhecimentos e possam sobreviver no campo. Disse Luiz.

Na ocasião debatemos a campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida Jorge Rabanal da Consulta Popular expor o tema falando sobre as conseqüências do agrotóxico, alem de matar os seres humanos conseqüentemente os rios e animais esta acontecendo aumento absurdo de câncer e os órgãos competentes não tem preocupação alguma, parecendo ate ser normal. Frisou. Ficando então definido a participação de membros do Território no seminário estadual sobre o tema que acontecerá em dezembro sobre o tema e o ND (Núcleo Diretivo) discutira a possibilidade de promover um seminário em 2012.

Os representantes da comissão de negociação das dividas da AF (agricultura Familiar), Cícero e Antônio (Tuca) apresentaram os avanços ocorrido durante os últimos meses, falaram da suspensão do leilão, mobilização na Assembléia Legislativa e a parceria de parlamentares e o entendimento do próprio BNB, sabemos das dificuldades que temos a frente, mas o principal passo foi dado a suspensão do leilão dos lotes, “nossa terrinha” previsto para acontecer dia 10 de novembro, graças ao empenho dos deputados Ana Lúcia e João Daniel, frisa o agricultor e dirigente sindical Tuca.

Nossos perímetros irrigados têm mais de 35 anos de vida e nunca passaram por uma revitalização, fomos obrigados a fornecer nossa produção sobre indicação do BNB. “Somos devedores, queremos quitar nossas dividas, mas os únicos culpados não são só os irrigantes, porque a CODEVASF, o BNB também não são punidos” disse Cícero.

Os presentes ainda repudiaram a atitude do IFES, por ter realizado oficina para definir os cursos que irão ofertar em sua futura instalação aqui no Território. “Discutimos diversas vezes em audiência com diretores do Instituto a implantação de um campus aqui no Baixo, quando o MEC autoriza não somos nem comunicados, e pior define os cursos que serão ofertados sem a participação dos idealizadores, certeza que todos sabem que só foi autorizado porque somos Território constituído, argumenta Petrônio assessor do Território.

A redação.