MPF/SE exibiu documentário sobre comunidade quilombola de Brejão dos Negros

23/11/2011 17:14

No dia 21 de novembro, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) exibiu o documentário “Brejão dos Negros: Memória e Identidade”. A exibição foi na sede do órgão (Av. Beira Mar, 1064, bairro 13 de Julho), às 15h30, e foi aberto ao público. O evento marca as comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

O documentário fez um resgate da identidade dos descendentes de ex-escravos que fundaram o quilombo em Brejão dos Negros. Em pouco mais de 27 minutos, o filme mostrou a história de vida e de resistência da comunidade quilombola. Diversos moradores deram seus depoimentos sobre o cotidiano de seu povo e as lutas enfrentadas ao longo dos anos.

Após a exibição do vídeo, representantes da comunidade falaram aos presentes sobre esse resgate da identidade de Brejão dos Negros. Além disso, a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco explicou a atuação do MPF na defesa dos direitos das comunidades quilombolas.

Atuação - A Constituição Federal prevê que o MPF é o responsável por atuar na garantia dos direitos de comunidades tradicionais, como as remanescentes quilombolas. Além de atuar no acompanhamento da demarcação, titulação e posse das terras tradicionalmente ocupadas, o MPF deve acompanhar os problemas relacionados à saúde e educação desses povos.

Documentário - O documentário "Brejão dos Negros: Memória e Identidade" foi produzido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social de Sergipe (Seides), com financiamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fonte: Twitter: @MPF_SE