MDA e SDT reúne com Assessores em Sergipe.

19/11/2011 14:02

No ultimo dia 18 reuniram-se os ATT (Assessores Técnico Territorial), Delegado, ADE (Agente de Dinamização Econômica) juntamente com a assessora da SDT/MDA (Secretaria de Desenvolvimento Territorial/Ministério de Desenvolvimento Agrário) Marília Matos e o Delegado Adailton dos Santos.

Uma manhã onde debatemos temas importantes para fortalecimento da AF (Agricultura Familiar). Diante das dificuldades enfrentadas pelos Articuladores é a falta de contrato de repasse que dificulta as ações.

A situação é agravante, a Assessora do território Sertão Ocidental diz que não ter mais condições de prestar serviço, gostaria muito, mas não posso fazer articulação sem uma estrutura mínima, frisou.

Ficou então encaminhado que a equipe presente sentará no dia 18 de janeiro para analisarmos a real situação e definir as oficinas estaduais de: SGE (Sistema de Gestão Estratégica), Rede Estadual de Órgãos/Colegiados, Comunicação, entre outros.

Por fim os ATT definiram uma reunião com o IADH (Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano) para discutirmos propostas de entendimento e critérios do próximo custeio, já que o Instituto será a próxima entidade parceira.

O Assessor do Território do Alto Sertão sugere uma articulação com prefeitos compromissados para encontrarmos uma saída, um grande mediador para resolver essa situação seria o deputado Estadual João Daniel já que o mesmo tem uma boa relação com praticamente todos os prefeitos de Sergipe, acrescenta.

O assessor do território do Baixo São Francisco acrescenta que no Baixo temos uma boa relação com alguns dos 14 prefeitos que pode ate custear a plenária, mas como vamos mobilizar nossos delegados sem ter como deslocar? Pergunta.

A Assessora da SDT ouviu a tudo atentamente e comprometeu contato com a entidade parceira do contrato de repasse do Baixo, para adiantar a prestação de contas, alem de levar todas as dificuldades de Sergipe ao secretario.

O delegado afirmou que ira para Brasília e levara também as dificuldades enfrentadas em Sergipe que não são poucas inclusive um espaço para instalação de Delegacia, a situação é gritante, acrescenta.

Petrônio disse ainda que na ultima plenária aconteceu uma evasão do publico e retribuiu a falta de mobilização e compromisso com os projetos de infraestrutira – PROINF -  pelas proponentes e principalmente por órgão do governo do Estado, destaca.

Participaram.

Adailton delegado em Sergipe, Marilia Matos SDT/MDA, Arlinda, Petronio, Marilia Fontes e Marcos Cesar ATT’s, Ramalho ADE e Anselmo Delegado adjunto.